Pastoral

  • Home
  • MANIFESTO VIDA COM CRISTO

MANIFESTO VIDA COM CRISTO

  • 08/01/2018

Breve apresentação do que é a Vida Com Cristo.

O ministério Vida Com Cristo é um ministério de fé, que prega a fé como base de todas as suas ações e declarações. Pregamos a fé bíblica, Cristocêntrica, sem distorções sem exageros, sem apelações esdrúxulas, sem os contorcionismos teológicos que ferem a Sã Doutrina. Não estimulamos a superstição, não exploramos a crendice que manipula e ridiculariza o legado de Cristo com suas práticas absurdas. Não vendemos poções mágicas, não ensinamos encantamentos, não cultuamos a personalidade de nossos líderes, não uniformizamos nossos liderados.

Não visamos construir uma torre e nem projetar um nome que nos faça célebres, não veneramos a instituição, não somos adestrados na defesa da instituição, não devemos adesão cega a instituição, mas sabemos o que é compromisso com a igreja onde estamos plantados. Somos engajados e responsáveis, caminhamos em amor e por amor servimos a comunidade dos Santos em seus desafios e necessidades.

Não policiamos a alma de ninguém, não patrulhamos as liberdades do indivíduo, não ditamos regras, não impomos jugos e não engessamos a consciência das pessoas. Isto, entretanto, não significa que somos liberais e permissivos acerca dos valores tradicionais que por séculos vem nutrindo e norteando gerações de cristãos.

Temos um compromisso que se traduz pelo lema do equilíbrio entre o carisma e o caráter. Um e outro devem operar de modo harmônico. Amamos os dons do Espírito, mas sabemos bem que a manifestação dos dons sem o amparo de um caráter reto não é expressão do Poder de Deus.  Os dons do Espírito só podem ser validados pelo Fruto do Espírito. Sem este, aquele de nada servem!

O ministério vida com Cristo não bate o martelo e nem fecha questão sobre qualquer matéria que não seja abundantemente endossada pelo ensino de Cristo e seus apóstolos. Nossa teologia e apologética (defesa da fé) se baseiam nas doutrinas cristãs consideradas como doutrinas fundamentais. Jesus Cristo é o centro do projeto da redenção da humanidade caída. Ele é tudo e Nele tudo se converge. Seu nascimento, sua vida, seu ensino, sua morte e ressurreição, conforme consta nos quatro Evangelhos Canônicos é para nós tudo o que precisamos para a salvação. Não brigamos por doutrinas periféricas. Não discutimos o sexo dos Anjos.

Somos uma igreja adolescente se levarmos em consideração nosso pouco tempo de história, mas não somos adolescentes na postura. Defendemos a vida e o direito a ela com dignidade. Pautamo-nos pela ética cristã como forma de viver no mundo. Somos uma comunidade humilde em recursos materiais. Não temos pretensões de construir um império denominacional. Se viermos a crescer em recursos materiais, será por ação da mão de Deus em nosso favor. Não sabemos fazer isso por meio da exploração das emoções nem através da manipulação pela culpa, como é o expediente de tantos grupos.

Temos o temor de Deus e um profundo respeito pelas pessoas que se associam a nós. Não temos a presunção da perfeição, mas temos a segurança de poder dizer que ninguém, em lugar algum, poderá apontar para este ministério e dizer que este ministério mercadeja a fé dos pequeninos. A Palavra que flui dos nossos púlpitos é equilibrada, temperada, sem invencionices, saudável e sem mistura. Pregamos o evangelho todo para o homem todo com foco na salvação da alma.

Preparar as pessoas para o céu em nosso ministério não significa enchê-las com os preceitos da religião sem considerações profundas acerca dos cuidados para com o próximo. Não somos uma usina geradora de religiosos esquisitos. Trabalhamos para gerar discípulos semelhantes a Jesus.

Temos interesse no desenvolvimento das pessoas. Cremos que o seu crescimento integral glorifica o Criador. Cremos que recebemos da parte de Deus um jardim e temos a responsabilidade de cuidar desse jardim, e guardá-lo bem, fazendo do mundo um lugar melhor para se viver. Desse modo, insistimos com os nossos a que cresçam de modo equilibrado não só diante de Deus, mas também diante dos homens. Não verticalizamos a espiritualidade. Poucas coisas poderiam ser tão incoerentes.

Não acreditamos em qualquer expressão Cristã que não leve a sério o amor, o respeito, à honra, o zelo para com o próximo, a começar pelas relações familiares. Se alguém não tem testemunho na família não tem ministério em lugar algum! Somos observadores do código da honra. Não desonramos ninguém, não subestimamos ninguém, não desprezamos ninguém, não tripudiamos sobre ninguém.

Além do compromisso pessoal com Deus, esforçamo-nos para desenvolver, crescendo sempre de modo equilibrado e sustentável em todos os aspectos possíveis. Cremos que o nome de Deus é glorificado e a palavra de Deus é exaltada quando nos mostramos fiéis às nossas convicções. Acreditamos no impacto do testemunho pessoal, no poder da Palavra falada e sustentada por meio da conduta cristã honesta e coerência.

Insistimos na importância e centralidade das Escrituras na vida do cristão como regra de fé e prática. Exortamos os cristãos a que orem, pratiquem o amor, exercitem o perdão e demais disciplinas espirituais da fé cristã. Estimamos a importância de congregar com regularidade, bem como o compromisso e zelo para como a Igreja do Senhor, sabedores de que de tais coisas se nos pedirá contas. Alertamos sobre a responsabilidade de se cumprir o chamado pessoal de ir e fazer discípulos em obediência à ordem de Cristo.  

Não deixamos de insistir quando a importância das demandas da vida prática. É Nossa responsabilidade e dever buscar o conhecimento através dos estudos da formação e qualificação ministerial e profissional excelentes. Reconhecemos ser a preguiça e o desmazelo, uma ofensa ao Criador. A pobreza é a mãe da escassez e da privação. Ambas são, muitas vezes, decorrentes da preguiça e da falta de diligência. Por essa razão recomendamos diligência e excelência como cuidados a serem tomados não apenas na vida espiritual, como também na vida comum. Uma vida assim vivida glorifica a Deus no céu e na terra. Acreditamos na prosperidade que procede da Graça de Deus aliada os esforços honestos e inteligentes do homem levando em conta o zelo e a excelência exigida para se chegar onde se deseja

Insistimos nos cuidados a serem tomados com a mente/alma. Entendemos que o texto sagrado se refere a mente quando diz que devemos guardar o coração acima de todas as coisas. Dele procedem as saídas, as fontes, as soluções da vida. Uma alma ou mente saudável instruída na Palavra de Deus é uma dádiva para o mundo.

Não existe possibilidade de se viver uma vida próspera sem uma espiritualidade saudável, e não existe espiritualidade saudável sem mente e coração bem alinhados com os ideais de nobreza, de generosidade, de bondade e elegância propostos por Jesus em seu ensino. Deste modo, primamos pela vida boa dirigida pelas virtudes recomendadas nas Sagradas Escrituras, que colocadas em prática, tem mais valor do que a confissão religiosa severa, porém insensível.

Importa que todos cresçam em sabedoria e graça diante de Deus e diante dos homens. O crescimento espiritual e o desenvolvimento humano são expressão inequívoca do crescimento integral que devemos apresentar em resposta a ordem recebida no Éden por nossos primeiros pais, e depois por Noé, o remanescente de Adão, a partir de quem Deus decidiu dar continuidade a raça. Deus disse a Adão, Deus disse a Noé, e hoje Deus diz a cada um de nós: “cresçam, sejam fecundos, multipliquem-se, encham a Terra!

 


Compartilhe esse artigo:

Comentários

A IGREJA

A igreja Vida Com Cristo é uma comunidade evangélica (de orientação batista renovada) jovem, dinâmica e profundamente comprometida com a difusão da doutrina e dos valores cristãos conforme constam nas Escrituras Sagradas.

REDES SOCIAIS
Localização

R. Cel. Pedro Paulo Penido, 205
Cidade Nova - BH