Pastoral

EPÍSTOLA AO PRÓDIGO (COM AMOR)

• 06/07/2018

A Caminhada da fé tem altos e baixos. Ninguém consegue ser cem por cento espiritual por todo o tempo em toda a vida. Todos nós temos momentos de fraqueza, de frieza, de queda... É possível que você esteja passando por uma fase assim. Nesses tempos o inimigo consegue grandes vitórias, a ponto de nos convencer a ir embora, sair da casa do Pai.

Na parábola contada por Jesus, acerca daquele jovem, seduzido pelo mundo, talvez cansado do Pai, do irmão, da família (a igreja) que resolveu sair para “curtir” o mundo, temos um final feliz. Ele, afinal, conseguiu voltar para casa. Mas há muitos que saem e morrem por lá!

O pródigo da parábola humildemente reconheceu que estava desviado. Essa atitude de humildade é que deu a ele condições de retornar. Há, entretanto, aqueles que mesmo desviados, não admitem seu estado, e sustentam a inverdade de que não deixaram de seguir e servir a Deus. Esses jamais serão restaurados!

Muitos se desviam por que foram contrariados ou corrigidos pelos seus líderes. Não se submetem a correção de ninguém e assim se rebelam contra a liderança de seus pastores. Desaparecem, não dão satisfação a quem de direito. O pródigo da parábola pelo menos foi honesto, foi sincero... Ele não desapareceu, simplesmente... Mostrou o caráter quando procurou o Pai e lhe pediu a bênção para partir.

Aqueles que somem da igreja sem razão suficiente, e não dão satisfação a sua liderança (Corpo Pastoral) serão considerados como desviados e eventualmente desligados da igreja pois sua própria atitude desonra sua igreja e liderança (corpo de pastores). Se desprezam a cobertura espiritual da Igreja do Senhor, se desprezam a comunhão dos santos, logo não devem participar da mesa.

Nossa oração é que o Senhor restaure aqueles que se encontram nessa situação e que todos voltem à casa do Pai. Ele (e nós, com certeza) estaremos de braços abertos!

Pr. Luiz Leite