DIFERENTE DE TODOS

• 20/10/2017

"Aproximou-se dele um leproso rogando-lhe, de joelhos: Se quiseres, podes purificar-me. Jesus, profundamente compadecido, estendeu a mão, tocou-o e disse-lhe: Quero, fica limpo!"  (Marcos 1:40,41).

Um dos grandes desafios do pregador é manter a coerência com a sua mensagem, ainda mais quando o conteúdo ético e moral é o mais elevado possível. Ao apresentar a parábola do bom samaritano Jesus mostrou tanto o sacerdote como o levita se desviando do necessitado, denunciando, dessa forma, os armadilhas que uma vida religiosa pode enfrentar.

Quando trabalhava na Pedreira Prado Lopes, junto com os meus amigos Major Cláudio e Coronel Peres (na época tenente e major), ficávamos o tempo todo envolvidos com a "cracolândia".

Discutíamos o assunto nas reuniões de planejamento, envolvíamos outras secretarias, dávamos entrevistas e fazíamos de tudo para envolver a cidade no socorro daquelas pessoas. Enquanto ficamos lá demos sequência ao trabalho de proteção e promoção de paz iniciado pela Luciene.

Ao ler esse texto do Evangelho de Marcos que diz que Jesus tocou o leproso, me lembrei de como a cidade finge que não vê o sofrimento daquelas pessoas e passa de largo, fechando o janela do carro ou atravessando o rua.

No tempo de Jesus os leprosos eram muito discriminados. Eles eram proibidos de viverem na cidade, de terem contato com as pessoas e eram obrigadas a gritar "imundo", quando passavam.

Jesus é maravilhoso! Ignorando tudo isso, cheio de compaixão, Ele ouve o leproso, o trata com a dignidade de irmão e o toca para a cura. Nós, que portamos o nome de Cristo, temos muito que aprender com Ele para ter uma vida cristã coerente.