Ministrações

TEMPO DE MILAGRES

• 05/01/2018

”E, pondo-se Jesus a caminho, correu um homem ao seu encontro e, ajoelhando-se, perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” (Marcos 10:17).

Os gregos têm três conceitos de tempo e utilizam três palavras para expressá-los: kronos, que é o tempo medido, o tempo cronológico, que teve um começo e terá um fim; Aion ou Éon, o tempo de longa duração ou eternidade e o Kairós, sobre o qual nada falamos. O Kairós é o tempo especial, o tempo da oportunidade, tempo em que acontecem eventos extraordinários. Alguns estudiosos do tempo explicam que o Kairós surge quando o Aion e o Kronos se encontram, quando a eternidade e o tempo cronológico se tocam.

No percurso da história da humanidade, em várias momentos a eternidade e o tempo contado se encontraram produzindo grandes eventos transformadores ou grandes oportunidades. Quando o Senhor se revelou a Abrão, quando Deus se revelou a Jacó em Luz (que depois desse encontro foi renomeada para Bétel), quando Gideão foi visitado pelo anjo do Senhor, quando Elias foi elevado ao céu em um carro de fogo, quando o anjo Gabriel se manifestou para Zacarias e depois para Maria, quando a luz brilhou para Saulo na estrada de Damasco e inumeráveis outros eventos maravilhosos.

Mas o Kairós não se manifesta apenas em eventos transformadores da grande narrativa, ele também se manifesta na simplicidade da vida cotidiana, no anonimato do secreto de um quarto de oração, em uma adoração sincera na comunidade de fé ou na contemplação da natureza em um por do sol. A eternidade entrou na minha história quando ainda pequeno, acompanhava minha mãe em uma pequenina Igreja na Betânia. Posteriormente, pela misericórdia de Deus, tive outro Kairós quando meu irmão e amigo Coronel Lucas foi libertado do carro forte onde era mantido refém. Ele mesmo, Coronel Lucas, teve o seu Kairós dentro do carro forte, testemunho maravilhoso que eu não canso de ouvir.

Creio que você pode testemunhar sobre grandes momentos de milagres e transformações que ocorreram em sua vida, quando o Maravilhoso, o Eterno, pela graça de Deus, se revelou a você e abriu os seus olhos. Muitas pessoas passam por momentos como esses, mas não aproveitam a oportunidade. O jovem rico que encontra com Jesus, sai triste da sua presença por amar o dinheiro e os bens mais do que a eternidade. O Kairós é a brecha que se abre para a eternidade. Como se fosse um portal mágico (lembra das Crônicas de Nárnia?).

O maior Kairós de todos, sem dúvida, foi a encarnação do Verbo e todas as suas implicações:  E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (João 1:14).

E você? Vai aproveitar a oportunidade e entrar pela Porta ou não? ”Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem” (João 10:9).